Publicidade

Curiosidades sobre as Oliveiras: Pragas, doenças e etc…

Curiosidades sobre as Oliveiras: Pragas, doenças e etc...

Curiosidades sobre as Oliveiras. A princípio, globalmente, estima-se que cerca de 12 milhões de hectares de oliveiras são cultivados, resultando na produção de cerca de 18 milhões de toneladas de azeitonas.

Curiosidades sobre as Oliveiras

Publicidade

Reunimos algumas dicas importantes neste post para o cultivo e cultivo de oliveiras. Verifique!

Adubação e poda

Nesse sentido, a adubação deve ser feita por meio da análise do solo e, a partir do segundo ano de plantio, análises adicionais devem ser realizadas a cada dois anos.

Com um ano de plantio, uma nova poda deve ser realizada, trazendo a planta simetricamente para o local dos galhos que formam a estrutura do telhado, com uma altura de até 1 metro.

Publicidade

Pragas e doenças

Algumas pragas e doenças podem causar danos a esta planta. Os principais são:

  • Abelha arapuá (Trigona spinipes): pode causar grandes prejuízos à planta, pois dessa forma perfura a base da flor ainda fechada e corta as pontas de folhas novas. O controle desta praga deve ser feito por meio da destruição dos cortiços durante o período noturno. Não é indicado o controle químico, pois não mata a rainha, que permanece no ninho produzindo novas operárias;
  • Cochonilha negra ou cochonilha da oliveira (Saissetia oleae): ataca nesse sentido as oliveiras em associação com a fumagina, causando grandes prejuízos. Sua proliferação ocorre entre setembro e novembro, época em que a temperatura e umidade são propícias à sua multiplicação e desenvolvimento. O controle desta praga é feito por meio da aplicação de óleo mineral;
  • Antracnose: doença causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, que ataca frutos, folhas e brotos. Pode ocorrer desde a fase inicial da frutificação, causando lesões necróticas de coloração parda. O controle da doença é realizado de maneira preventiva, principalmente por meio da aplicação de produtos à base de cobre;
  • Fumagina: doença causada pelo fungo Capnodium elaeophilum. Ataca principalmente as folhas, mas atinge também ramos e frutos, formando uma capa negra na superfície das folhas e prejudicando o processo de fotossíntese. Esse fungo se alimenta do excremento deixado pela cochonilha na planta. Para combatê-lo tem-se recomendado primeiramente o ataque das cochonilhas para controlar a fumagina.

Produção

As oliveiras podem levar de 3 a 5 anos para começar a dar frutos, e cada árvore produz uma média de 20 kg de azeitonas.

Publicidade

Ao colher, as azeitonas não se tem adequadas para consumo imediato, pois contêm substâncias que as tornam muito amargas. Portanto, existem várias técnicas de processamento para que essas frutas desenvolvam um sabor mais agradável. Uma das técnicas mais utilizadas é armazenar azeitonas em salmoura.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *