Publicidade

Influência do clima na plantação de mandioca

Influência do clima na plantação de mandioca.

Influência do clima na plantação de mandioca. Todo produtor rural sabe a influência e a importância que o clima tem no cultivo da mandioca, ainda assim como de outras variedades agrícolas. Dessa forma, as características de cada planta determinam como o cultivo deve ser realizado, qual estação é mais útil, entre outras marcações.

Influência do clima na plantação de mandioca

Publicidade

O que se sabe sobre a mandioca até hoje é que ela é uma planta que se adapta ao calor e é muito sensível ao frio. O clima perfeito para o seu plantio é quente e úmido. Nesse sentido, as regiões Norte e Nordeste estão liderando o cultivo de mandioca no Brasil, enquanto a região Centro-Oeste produz menos.

Chuva, temperatura e radiação são os fatores climáticos que mais afetam a agricultura.

As plantações de mandioca são altamente resistentes ao calor.

Recentemente, pesquisadores da Embrapa (empresa brasileira de pesquisa agrícola) e do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) fizeram importantes descobertas sobre a influência do clima nas plantações de mandioca.

Publicidade

Verificou-se que um aumento na concentração de CO² na atmosfera pode aumentar o rendimento médio de mandioca. Este resultado ocorre apesar de uma diminuição da precipitação e um aumento da temperatura.

Por esse motivo, regiões como o nordeste do Brasil, que tem um clima semiárido, não devem ser prejudicadas por um aumento das temperaturas médias no Brasil nos próximos anos.

Publicidade

Locais com desidratação podem ser mais uma estratégia para o cultivo de mandioca do que outras culturas que exigem mais chuvas para o cultivo.

Características climáticas da mandioca

Aqui estão algumas características que a mandioca tem sobre a influência do clima no plantio:

  • A princípio, a mandioca consegue reter água em seus tecidos. Dessa forma, não perde água facilmente para o ambiente, tornando-se uma planta mais tolerante à seca;
  • Com raízes profundas, a mandioca consegue alcançar água em até dois metros de profundidade;
  • Tolera altas temperaturas e radiação solar;
  • Consegue fazer fotossíntese mesmo com pouca água em sua folha;
  • Adaptável a diferentes condições climáticas e solo.
5/5 - (18 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *