Publicidade

Mercado de fertilizantes no Brasil e as necessidades de cultivo!

Mercado de fertilizantes no Brasil

Mercado de fertilizantes no Brasil. A princípio, ao comprar fertilizantes, que é um elemento importante para o sucesso das culturas, o agricultor deve seguir certas recomendações que definitivamente evitarão dores de cabeça e perdas.

Mercado de fertilizantes no Brasil

Publicidade

O Brasil é o maior consumidor de fertilizantes do mundo (em volume), e esse consumo tem apresentado crescimento constante nos últimos anos. Em 2021, o país bateu recorde de 41,6 milhões de toneladas de importações de fertilizantes entre janeiro e dezembro.

Ou seja, os agricultores devem estar atentos a esse detalhe: os fertilizantes geralmente são importados, o que significa que o preço varia de acordo com o preço do dólar e afetará diretamente o custo de produção de sua cultura.

Dessa forma, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP), os custos com fertilizantes respondem por cerca de 30% do custo total de produção dos produtores de grãos.

Publicidade

Portanto, ao comprar fertilizante, é necessário que o agricultor esteja ciente das necessidades de suas culturas, para não sofrer perdas com gastos desnecessários.

Quais são as suas necessidades de cultivo?

Nesse sentido, a quantidade de fertilizante por hectare que a planta precisa depende das condições do solo e das culturas que o agricultor pretende plantar. Pedir ajuda a um engenheiro agrônomo é uma tarefa indispensável nesta fase do planejamento do plantio.

Publicidade

Este especialista irá identificar, por exemplo, a análise do solo, a fim de saber qual é a real necessidade de nutrientes.

Além disso, é necessário prestar atenção durante o desenvolvimento das plantas. Se a planta tem falta de crescimento e evolução, sua produção pode ser um sinal de desnutrição e, portanto, outra fertilização pode ser necessária.

Por fim, se curtiu esse artigo, não se esqueça de comentar o que achou e se está faltando algo! Veja mais posts como esse em nosso blog!

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *