Publicidade

O que são tripes do Soja e quantos tipos existem!

O que são tripes do Soja

O que são tripes do Soja. A princípio, em climas tropicais e subtropicais, por exemplo, é comum lidar constantemente com um grande número de pragas nas plantas. Esse é um desafio permanente para o fabricante brasileiro, independentemente da região em que está inserido. Nesse sentido, você já ouviu falar da ocorrência de tripes na soja?

Publicidade

É uma praga secundária na cultura da soja que, apesar de causar perdas, geralmente não representa danos significativos. Mas, no caso de surtos em larga escala, podem ser incorridas perdas significativas na produção final.

O que são tripes do Soja?

Tripes é um grupo de insetos que fazem parte da família dos artrópodes (Thripidae), composto por mais de 290 gêneros e 2000 espécies com extensos catálogos em lavouras de soja.

Dessa forma, ees são pequenos em tamanho, com um comprimento de até 5 mm, pretos ou marrons, que durante o período seco podem atingir uma grande densidade populacional, colocando em risco o cultivo. Seu ciclo de desenvolvimento varia de 18 a 28 dias, dependendo das espécies com hábitos alimentares fitófagos, e existem alguns exemplos que se alimentam de pulgões, ácaros e cochonilhas.

Publicidade

Quantos tipos de tripes na soja?

À primeira vista, nas lavouras de soja, prevalecem as espécies Caliothrips braziliensis e Frankliniella schultzei. Ainda assim, o primeiro é geralmente estabelecido na parte inferior da folha, na parte inferior dela. Na maioria dos casos, Frankliniella ataca o tecido meristemático (de origem embrionária).

Por esta razão, é importante monitorar pragas desde a primeira etapa do cultivo, para realizar o controle precoce e agir em locais onde os insetos geralmente vivem.

Publicidade

À medida que o desenvolvimento das plantas progride, torna-se mais complicado acompanhar. Se esse controle não se tiver realizado, a densidade populacional de insetos pode se tornar um problema que afeta a produção agrícola.

Por fim, se gostou comente logo abaixo e veja outros artigos interessantes como esse em nosso blog!

1/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *