fbpx
Pular para o conteúdo
Poluição ambiental: tudo o que você precisa saber, descubra…

Poluição ambiental: tudo o que você precisa saber, descubra…

poluição ambiental

Poluição ambiental. Os seres humanos representam apenas 0,01% de toda a vida na Terra, mas nosso impacto no planeta é profundo. Embora não intencionais, atividades humanas como transporte, manufatura e agricultura geram poluição ambiental – um termo genérico que descreve vários tipos de contaminantes introduzidos que podem perturbar ecossistemas, processos naturais e vida biológica.

Da poluição do ar à poluição da água, das mudanças climáticas, entender as consequências de nossas ações é o primeiro passo na gestão de questões ambientais.

O que é poluição ambiental?

A poluição ambiental é definida como “qualquer substância na água, no solo ou no ar que degrada a qualidade natural do meio ambiente; ofende [os sentidos]; provoca um perigo para a saúde; ou [prejudica] a utilidade dos recursos naturais.”

Simplificando, poluição é qualquer substância que cause danos ao entrar no meio ambiente.

Existem muitas maneiras de classificar a poluição, mas uma estrutura comum distingue “fonte pontual” – ou poluição que vem de uma única fonte identificável – de “fonte não pontual”, que é mais difícil de definir.

Chaminés de usinas de energia emitem dióxido de carbono e material particulado. Vazamento dos tanques de armazenamento de gasolina. Tubulações de descarga em uma estação de tratamento de águas residuais. Uma vala de drenagem em um confinamento que penetra nas águas subterrâneas – Todos esses são exemplos de poluição de fonte pontual.

A poluição de fonte não pontual, por outro lado, é mais ampla , originada de muitas fontes que abrangem grandes áreas. Por exemplo, o escoamento agrícola contendo fertilizantes, pesticidas e material particulado de milhares de acres de terras agrícolas é considerado uma fonte não pontual. O escoamento urbano e suburbano contendo óleo, graxa, resíduos de animais de estimação e outros materiais perigosos também é poluição de fonte não pontual.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.