Razões para cultivar orgânicos. À medida que mais e mais consumidores examinam seus hábitos de consumo – desde os efeitos na saúde dos alimentos em seus pratos até a pegada de carbono das roupas que vestem – a popularidade do rótulo orgânico certificado continua a aumentar.

Razões para cultivar orgânicos – O apoio ao orgânico nunca foi tão forte

Muitos agricultores gostariam de fazer a transição para a agricultura orgânica em teoria, mas na prática enfrentam várias barreiras à transição.

Entre eles, o manejo de ervas daninhas, o custo de transição e os requisitos de manutenção de registros são os mais assustadores, de acordo com os agricultores em transição.

O apetite do consumidor por produtos orgânicos está crescendo

A demanda dos consumidores por produtos orgânicos certificados com o selo de qualidade nunca foi tão forte.

3 em cada 4 mercearias agora oferecem produtos orgânicos, com produtos orgânicos representando a categoria mais popular de alimentos orgânicos.

Construir a saúde do solo é um investimento no futuro

O solo saudável é a base de todas as fazendas orgânicas bem-sucedidas, contribuindo para a saúde das culturas por meio da ciclagem de nutrientes, manejo de pragas e regulação da água.

Práticas orgânicas que integram cultivo de cobertura, rotação de culturas e esterco animal apoiam a saúde do solo e a saúde ambiental, aumentando a matéria orgânica do solo, reabastecendo a fertilidade do solo. Dessa forma, melhorando a estrutura do solo e alimentando o microbioma do solo.

Enquanto as aplicações de herbicidas como o glifosato podem ter consequências não intencionais para a saúde do solo, desequilibrando o microbioma do solo em favor de organismos patogênicos, as práticas de agricultura orgânica tendem a favorecer a criação de um ecossistema de solo saudável.

À medida que mais e mais estudos mostram, o microbioma do solo, ou “rizosfera”, é crucial para a saúde das plantas. Pois, os micróbios do solo formam associações benéficas com as raízes das plantas, fornecendo nutrientes e proteção contra patógenos. Veja em seguida outros posts como esse em nosso blog!

Por fim, logo depois de ver se divirta com esses artigos!

DEIXE SUA AVALIÇÃO