Publicidade

Cerâmica vs Porcelanato: Qual é a diferença?

Cerâmica vs Porcelanato

Cerâmica vs Porcelanato. O porcelanato e a cerâmica são dois tipos de ladrilhos à base de argila, mas possuem várias diferenças. Se você está ajudando um cliente a selecionar ladrilhos para um novo projeto ou precisa de ideias para instalação, é útil usar as propriedades de ambos para que você possa tomar as decisões corretas sobre ladrilhos. 

O que é porcelanato? 

Publicidade

O porcelanato é feito com argila de caulim fino. A porcelana tem um acabamento liso e é extremamente resistente à água, com uma taxa de absorção de água de 0,5 ou menos. É queimado no forno a uma temperatura mais alta, o que o torna mais pesado e mais duro que a cerâmica. Na verdade, a porcelana pode ser queimada em até 2.500 graus Fahrenheit. 

Devido à sua durabilidade, o porcelanato é um bom piso comercial. Além disso, o porcelanato é sempre esmaltado, por isso é difícil lascar. Você pode usá-lo para projetos ao ar livre, bem como pisos e paredes internas. 

A porcelana é geralmente mais cara que a cerâmica, mas pode ser um investimento inteligente para o projeto de um cliente envolvendo áreas propensas à água, como banheiro ou pátio externo. Eles terão proteção máxima com porcelana, graças às suas qualidades de resistência à água.

Publicidade

O que é cerâmica? 

A telha cerâmica é feita com uma argila mais grossa e menos da argila de caulim fina usada na porcelana. As telhas cerâmicas são queimadas a uma temperatura mais baixa, o que as torna menos duráveis. Você pode optar por azulejos esmaltados ou não esmaltados, dependendo do estilo. Embora o revestimento cerâmico normalmente tenha menos resistência à água em comparação com o porcelanato, a diferença é mínima quando esmaltada.

As cerâmicas são ideais para uso interno, incluindo paredes e pisos. O uso externo é possível para pátios e passarelas, mas deve ser limitado a ladrilhos de alta qualidade e resistentes à água. 

Publicidade

A cerâmica tem uma superfície mais texturizada, pois não é tão lisa e polida quanto a porcelana. Isso pode ser um benefício ou uma desvantagem, dependendo da preferência do cliente.

Principais diferenças entre Cerâmica vs Porcelanato

Existem algumas diferenças notáveis ​​entre cerâmica e porcelanato: 

Durabilidade

A porcelana é mais durável, graças à alta temperatura em que é queimada. Os ladrilhos cerâmicos esmaltados também podem ser duráveis, mas o porcelanato costuma durar mais, principalmente em áreas com muito tráfego de pedestres.

Resistência à água

A porcelana é mais dura e, portanto, menos porosa que a cerâmica, o que a torna impermeável à água. A porcelana também faz um trabalho melhor na preservação de áreas úmidas, como chuveiros e respingos de pia.

Instalação

A cerâmica é mais fácil de instalar, tornando-a ideal para DIYers. Os profissionais geralmente têm as ferramentas e a experiência para fazer cortes limpos em porcelana. 

Manutenção

Tanto o porcelanato quanto a cerâmica exigem rejuntamento periódico devido a danos causados ​​pela água. Dito isto, os proprietários podem precisar selar novamente toda a estrutura para evitar danos causados ​​​​pela água ao longo do tempo.

Custo

Cerâmica pode ser muito mais barata que porcelana. No entanto, um revestimento cerâmico de alta qualidade pode ser equivalente ao preço do porcelanato. Tudo depende do orçamento, aparência desejada e preferência por durabilidade.

veja em seguida
DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *