Publicidade

Como é feito o concreto e o que é o material!

Como é feito o concreto

Como é feito o concreto? Depois da boa e velha água, o concreto é o segundo material mais usado no mundo. Existem muitos tipos diferentes de concreto, mas todos seguem o mesmo método básico de mistura e produção. Aprenda o que entra no concreto e como o concreto é feito.

O que é concreto?

Publicidade

O concreto é uma mistura endurecida de pasta e rochas, também conhecida como agregados, que é usada como material de construção para estruturas duráveis, como edifícios e pontes. Quando o concreto fresco é inicialmente misturado, ele é maleável e semelhante ao plástico. O concreto endurecido, por outro lado, é duro e extremamente resistente. 

Como é feito o concreto?

O concreto é feito combinando o cimento Portland com água para criar uma pasta que reveste os agregados e une e ganha força à medida que endurece. O processo envolve várias etapas:

Cimento Portland

O primeiro passo para fazer concreto é preparar a mistura de cimento Portland. O material calcário é moído em um pó fino, aquecido e depois queimado em uma máquina rotativa. Isso o transforma em um material chamado clínquer, que é moído novamente até se tornar um pó fino e triturado.

Publicidade

Processo de dosagem

Antes da fabricação do concreto, os ingredientes que o compõem devem ser dosados ​​corretamente para garantir o resultado de uma mistura forte e resistente. Os componentes do concreto reagem de maneira diferente entre si com base na proporção de quanto de cada um é adicionado. 

Mistura

Segue-se a mistura do cimento com os agregados, água e, se necessário, aditivos. Os ingredientes são bem misturados, de modo a revestir adequadamente os agregados com a pasta de cimento. 

Hidratante

Publicidade

Depois que os ingredientes são proporcionados e misturados, uma reação química conhecida como hidratação começa imediatamente. É quando o cimento é ativado pela água e começa a ganhar força, revestindo as partículas de agregado.

Colocação 

Uma vez que o concreto tenha sido hidratado, ele precisa ser colocado antes de ficar muito endurecido. A colocação de concreto é realizada usando tremonhas, calhas e baldes. A colocação de concreto pode variar de acordo com o tipo de mistura de concreto, o que realmente está sendo construído, a localização e o clima do local. 

Cura

Uma vez que o nível superior do concreto tenha endurecido, a cura pode começar. Para que o concreto ganhe resistência adequada, ele deve ser mantido continuamente bem hidratado e úmido. As técnicas de cura podem incluir cobrir o concreto com tecidos umedecidos, pulverizá-lo com um spray de composto de cura ou cobri-lo com névoa de água. A cura também depende do tipo de concreto e do clima do local. 

veja em seguida
DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *