Publicidade

Orquídeas cheirosas: 7 aromas gostosos para ter no seu jardim

Em vez de cultivar orquídeas e vê-las florescer, você quer que as flores cheirem? Então, veja que tipo de planta você deve plantar.

Orquídea com cheiro de perfume, Chanel

Publicidade

Se você nunca sentiu o aroma do famoso Chanel nº5, não fará muita diferença para você. Mas se você quiser senti-la de uma forma bem natural, a dica é cultivar a orquídea Cattleya labiata, que é brasileira.

É possível encontrar essa planta na caatinga nordestina, vivendo em rochas ou árvores. Ela ama muito a luz, incluindo a luz solar direta por algumas horas no início ou no final do dia. Quando você é uma flor, você pode ficar dentro de casa. Mas depois disso, você precisa de mais luz.

Aroma de baunilha

O aroma da baunilha é muito delicado e, se desejar, pode cultivar orquídeas de baunilha. Na verdade, não é uma orquídea que cheira a baunilha, mas uma baunilha que cheira a uma orquídea que a produz. É nos frutos da planta perfumada, porque é aí que estão as nozes, ou seja, o verdadeiro aroma de baunilha.

Publicidade

Esta orquídea é monopodial, que se estende a partir de um único vértice, não emitindo pseudobulbos, respectivamente. Seu desenvolvimento é o mesmo de uma videira e pode chegar a 30 metros, com raízes de ar para se prender a certas estruturas.

Aroma de chocolate

Nas orquídeas  Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’ , o “perfume doce” com sabor de chocolate é uma característica popularmente conhecida como orquídeas de chocolate. Para muitos, o aroma não é típico do chocolate ao leite, mas do chocolate branco e é muito rico.

Publicidade

É uma epífita (que vive em uma árvore), mas pode ser cultivada em vasos. Ele prefere a luz indireta e o substrato a pedaços grandes, já que na árvore nem sequer tem um substrato. O ideal é prendê-lo ao tronco.

Aroma de mel

As flores de Oncidium pumilum são muito perfumadas, com um aroma doce que lembra o mel justamente para atrair abelhas que são os principais polinizadores.

Esta é uma orquídea que ocorre em muitos estados do sul e sudeste do Brasil, e também pode ser encontrada na Argentina e no Paraguai. É considerado difícil de cultivar, porque tem raízes delicadas e é sensível ao excesso de umidade. O ideal é uma fixação na árvore no topo, protegida da luz solar direta.

Cheiro de uva

A orquídea Spathoglottis unguiculata é uma planta terrestre também conhecida como a orquídea grapete, um apelido que se refere ao antigo refrigerante de uva.

Esta é uma boa planta terrestre para plantar no solo, com as plantas em seu jardim. Pode pegar a luz solar total, e suas inflorescências perfumadas são duradouras. Se você mora em uma região quente no verão, ela deve ser protegida do sol diurno.

Aroma de coco

Com o aroma e doçura do coco queimado ou coco conforme o aroma de cada orquídea. Maxillaria tenuifolia também é encantada por belas flores de cores brilhantes.

Esta é uma orquídea nativa de países localizados na América Central, como México, Nicarágua, Honduras e Costa Rica. Adora muita umidade do ar, é mais de 60%, mas não é um solo muito úmido. Prefere ser plantada em árvores ou troncos, por ser uma epífita em seu habitat.

Cheiro de limão

Alguns cheiram limões, outros cheiram laranjas macias. Nas orquídeas Gomesa, Crispa e Gomesa recurvam para harmonizar com o aroma, as flores são amarelo-esverdeado.

É uma orquídea com diferentes espécies, geralmente o Brasil, de regiões com florestas úmidas no sul e sudeste. Ele prefere um ambiente sombreado, mas com muita luz e alta umidade relativa, principalmente nas árvores. Nestas condições, você não precisa fornecer-lhe cuidados adicionais.

5/5 - (1 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *