Publicidade

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso

O gengibre é uma erva tropical picante, usada para adicionar um sabor inconfundível a uma variedade de pratos doces e picantes. Um alimento muito poderoso, o gengibre tem propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Publicidade

Muitos valorizam o gengibre por sua capacidade comprovada de ajudar com resfriados, músculos e náuseas. A raiz também é conhecida por facilitar a digestão, entre outros benefícios.

Esta planta de clima quente, originária de Java, Índia e China, cresce durante todo o ano em lugares mais quentes. Mas jardineiros com um clima refrescante podem cultivar gengibre em vasos e colher raízes picantes durante todo o ano. A primavera é a estação perfeita para começar a plantar!

Passo a passo no cultivo

1. Obter gengibre

Se você ainda não tem acesso à árvore de gengibre, você pode comprar um pedaço no mercado ou justo o tamanho do seu polegar, ou um pouco mais. Procure raízes estáveis e de cor clara com pequenos botões protuberantes nas extremidades. Se você encontrar gengibre orgânico, é melhor, porque a variedade contém produtos químicos, pode haver dificuldades na germinação.

Publicidade

2. Prepare um vaso

Pegue um vaso grande e profundo com orifícios de drenagem no fundo. Lembre-se de que o pedaço de gengibre que você plantou pode crescer e se tornar uma planta de 90 cm quando adulto. Encha o vaso até a metade com um substrato solto, fértil e bem drenado.

3ª Plante

Mergulhe seu gengibre em uma tigela de água morna por várias horas ou durante a noite. Em seguida, plante a raiz de gengibre com o botão apontado para cima e cubra as raízes com 2,5 a 5 cm de solo, regue suavemente, seja paciente, porque o cultivo de gengibre em vaso leva tempo.

3. Cuide bem do cultivo.

Publicidade

Coloque seu vaso em um ambiente quente, que esteja exposto à luz solar indireta. Se você estiver ao ar livre, coloque o gengibre em um lugar que receba o sol da manhã, mas permaneça à sombra em uma tarde quente. Se a temperatura cair abaixo de 10 °C, traga seu vaso para dentro de casa ou em um lugar mais quente.

A água é necessária para manter a terra úmida, mas não a ponto de molhar para o mato. O fertilizante de gengibre é aplicado a cada seis a oito semanas, com foco em fertilizantes orgânicos.

4. Colheita

O gengibre é colhido quando as folhas começam a amarelar – geralmente cerca de oito a dez meses.

5/5 - (1 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *