Publicidade

Como plantar tomate e ganhar dinheiro vendendo o fruto

Pensando em vender tomate? Outra opção é cultivar tomates e comercializá-los in natura e/ou produtos adquiridos. Neste post, listamos como fazer isso!

Vale a pena cultivar tomates?

Publicidade

O tomate é um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros, por isso a demanda pelo produto é alta durante todo o ano, o que significa haver uma boa chance de lucrar com a fruta.

Além disso, é uma cultura que cresce bem em grandes, médias e pequenas áreas. Portanto, mesmo aqueles com uma pequena área podem ser usados para o cultivo, explorados economicamente.

É difícil cultivar tomates?

Tome bastante cuidado, pois esta plante e bem suscetível a pragas. Os mais comuns são mariposas, ácaros, mosca-branca, broca pequena, pulgões, e outros.

Publicidade

Para garantir uma boa produção, é necessário monitorar regularmente a cultura e tomar medidas para combater pragas e doenças, manejando-as para evitar danos.

Como cultivar tomates

O cultivo de tomates requer técnicas para garantir uma boa produtividade, tomando cuidado desde a seleção do solo até a colheita. Veja como plantá-lo:

Ambiente e solo ideais

Publicidade

Idealmente, o ambiente deve ter temperaturas entre 15 °C e 20 °C à noite e entre 20 °C e 25 °C durante o dia, mas os tomates geralmente se desenvolvem em áreas de clima tropical de altitudes subtropicais e temperadas.

Em relação ao solo, recomenda-se ter boa drenagem, areno-argiloso, solto e profundo, bem como ter um pH entre 5,5 e 6,5.

Variedades

Existe uma grande variedade de plantas de tomate, cobrindo a escolha de diferentes cores, formas e tamanhos. Entre os principais destacam-se as saladas de tomate de longevidade, bem como os tomates-redondos.

Mas os produtores também podem optar por trabalhar com tomates-grandes Santa Cruz e Itália. Outras opções são tomates-cereja e tomates de uva, pequenos e doces, frequentemente usados em saladas.

Plantio

As mudas são usadas para o cultivo de tomates, e o ideal é que elas tenham de quatro a cinco folhas ou sete a dez centímetros de altura para transplante.

O transplante é realizado em um ambiente ensolarado, o que permitirá que a planta de tomate não se ajuste ou rache. Depois dessa etapa, tem início a fase de tutoramento para  garantir o desenvolvimento adequado.

Nesta fase, varas de bambu ou madeira são frequentemente usadas para prender hastes, bem como suportes. Normalmente, você também dirige por fitilhos.

Vale ressaltar que os cuidados adotados mudam conforme a variedade de plantas de tomateiro. Se você tiver alguma dúvida sobre como proceder, fale com um técnico.

Espaçamento perfeito

As indicações são para deixar 50 a 60 centímetros entre os sulcos, a distância deve estar entre 1 e 1,20 metros.

Se você quiser aumentar a possibilidade de crescimento saudável de tomates, uma indicação comum é combinar a cultura com ervas aromáticas, por exemplo, coentro.

Produção e colheita de tomates

Você não precisa esperar por tomates maduros para colher. Normalmente, recomenda-se fazer isso 90 a 100 dias após o transplante, uma vez que fora dos tomates os frutos ainda amadurecem.

Como vender tomates

Os produtores podem vender frutas frescas ao consumidor final através de sites especializados em produtos de frutas, especialmente no caso de pequenos produtores.

Há também a possibilidade de vender para supermercados, donos de empregos e estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes podem comercializar periodicamente seus produtos com um bom lucro.

Além de vender tomates frescos, há também a possibilidade de vender produtos obtidos como ketchup pronto, tomates descascados (famosos tomates pelados), tomates e tomates secos.

Independentemente de qual opção você trabalha, é importante tomar precauções extras, como armazenamento adequado, uso de embalagens especiais e transporte em perfeitas condições para reduzir a possibilidade de danos ao produto.

Lembre-se de que seu produto deve ter um preço adequado para não haver prejuízos. Os produtos orgânicos e derivados têm valor agregado, podando ser vendidos a um preço mais alto do que in natura.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *