Publicidade

5 plantas para cultivar na sombra

5 plantas para cultivar na sombra

Quando pensamos no cultivo de plantas, é normal pensarmos que a exposição à luz solar é uma das principais condições de desenvolvimento, certo? Mas você sabia que é possível garantir um espaço verde bonito e saudável mesmo sem a incidência de luz solar? Isso porque existem algumas plantas que serão cultivadas em sombra bem desenvolvida, mesmo em ambientes levemente ensolarados. 

Publicidade

Veja, seu sonho de cultivar uma espécie pode ser colocado em prática! Ao escolher as variedades certas, você pode garantir a área ideal para cultivo. Acompanhe o artigo de hoje e descubra cinco plantas cultivadas na  sombra!

Exemplos de plantas para crescer à sombra

Existem espécies bonitas e saudáveis, mesmo quando cultivadas sem luz solar direta. Entre eles podemos destacar:

  • Zamioculca

Zamioculca é uma planta ornamental que pode ser facilmente cultivada à sombra. Ela prefere temperaturas mais amenas e não requer muitos cuidados de manutenção, o que é uma boa indicação para a maioria dos jardineiros novatos.

Publicidade

Ela é bastante resistente à falta de rega. A prática da adubação deve ser a principal rotina de cuidados adotada. O crescimento da zamioculca é lento, mas suas folhas garantem uma beleza diferente no jardim. Parece muito bonito para crescer separadamente ou combinar com outras variedades.

  • Pacová

A pacová é outra excelente alternativa quando consideramos as melhores plantas para sombra. Graças à sua aparência muito atraente, esta variedade torna qualquer espaço mais atraente. Suas folhas têm uma forma oval brilhante e pontiaguda, bem composta pelo ambiente interno e externo.

Publicidade

O cultivo da pacová é relativamente simples e exigirá principalmente rega inteligente: duas a três vezes por semana, investir em solo fértil e controle de pragas também é uma aposta importante.

  •  Espada-de-São-Jorge

A espada de São Jorge é uma das melhores plantas para sombra, pois é durável e se adapta bem. Não requer exposição à luz solar e tolera muito bem a secura. Pode ser cultivado tanto em ambientes internos quanto externos em vasos ou canteiros de flores.

O desenvolvimento da Espada-de-São-Jorge é bastante eficaz (embora demore muito tempo), desde que o plantio seja feito em solo fértil e bem drenado. Esta planta atinge uma altura de 90 centímetros, caracterizada por ser uma das espécies de manutenção mais convenientes.

  • Costela-de-Adão

As costelas de Adão são outra boa opção da planta para a sombra. Esse tipo de planta ornamental é uma excelente recomendação para quem busca beleza e praticidade.

Pode ser usado em jardins ao ar livre ou vasos decorativos, esta planta se adapta bem à pouca luz. As costelas de Adão não podem ser colocadas em uma área muito pequena porque estão muito úmidas e não podem se desenvolver bem.

Outro cuidado é que a rega deve ocorrer duas vezes por semana no verão e a cada 10 dias no inverno.

  • Antúrio

Para quem gosta de flores, o antúrio é uma boa escolha entre as plantas para sombra. Além de ter uma aparência exótica, também traz manchas coloridas especiais para o jardim. Pétalas em tons vermelhos são bastante chamativas e garantem muita beleza para oferecer.

O cultivo desta variedade requer solo fértil, controle de pragas e rotinas regulares de irrigação – o solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Esta variedade pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, mas requer espaço suficiente para o seu enraizamento.

5/5 - (1 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *