Publicidade

5 plantas brasileiras com risco de extinção

5 plantas brasileiras com risco de extinção

Dados apresentados no Livro Vermelho da Flora Brasileira, publicado em 2013, indicam que muitos plantas nacionais estão ameaçados de extinção. A publicação, escrita pelo Centro Nacional de Conservação de Plantas (CNCFlora), coleta vegetais de diferentes biomas, categorizados da classificação “menor ou seguro” para o nível “extinto” completamente.

Publicidade

A seguir estão cinco plantas em risco de extinção, de acordo com dados compilados pela CNCFlora.

  • Astromélia

Nativa da Mata Atlântica, essa espécie pode ser encontrada nos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme a publicação, “seu habitat é altamente fragmentado, sob constante ameaça da expansão de cidades desordenadas, práticas agrícolas, pastagens e exploração madeireira”.

Publicidade
  • Quaternella glabratoides

Outra espécie com o mesmo nível de risco é a Quaternella glabratoides, originária da Mata Atlântica. No município de bonsucesso de Itararé, em São Paulo, por exemplo, a mineração é um dos motivos para o declínio das plantas nativas.

  • Amarílis 

Considerado em estado crítico, a Amarílis  existe nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A razão para a situação atual é que “esta espécie foi amplamente removida da natureza devido a seu alto valor no mercado ornamental e por colecionadores de plantas raras”.

Publicidade

Além disso, a especialista Maria Marta V. de Moraes afirma que outro problema que afeta as plantas é a existência de pouquíssimas subpopulações no Brasil, que não são protegidas por unidades de conservação.

  •  Annona marítima.

A cultura está sob certas circunstâncias ameaçadas, incluindo a agricultura, a pecuária e a introdução de hortaliças exóticas nas áreas resultantes, que estão em Matas Atlânticas e pastagens. Conforme os avaliadores, Tainan Messina continua suspeito de perda e degradação de habitat, o que poderia “causar a extinção de uma subpopulação da espécie se a ameaça não for controlada”.

  • Araucária

Atualmente, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, a Araucari é uma espécie lenhosa que tem sofrido graves declínios populacionais ao longo do século passado.

O especialista Pablo Viany Prieto explica que, apesar de protegida por lei, essa espécie está ameaçada pela construção de usinas hidrelétricas no sul, o que também causa o desaparecimento de remanescentes significativos de florestas. Araucárias

4.9/5 - (38 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *