Publicidade

Como plantar abacate em vaso a partir do caroço

Como plantar abacate em vaso a partir do caroço

Abacates são frutas muito populares para a maior variedade de aplicações. De origem na América Central e no México, hoje existem plantações de abacate em todo o mundo para fornecer nutrientes, vitaminas e gorduras saudáveis.

Publicidade

Alguns dos benefícios quando consumidos incluem poderes anti-inflamatórios, redução do estresse, melhora da saúde cardiovascular, regulação do colesterol, auxílio na função intestinal, e também pode ser usado como cosméticos, para melhorar a saúde capilar e prevenir rugas, entre outros.

Saiba qual o melhor local para seu plantio e o melhor espaçamento

O abacate veio de um clima subtropical, mas agora é bem desenvolvido nas mudanças climáticas no Brasil. Por favor, note que o plantio em áreas com temperatura de 18 a 25 °C, onde a geada não ocorre, é protegido dos ventos fortes e recebe bastante luz solar.

Para o solo, os mais adequados para abacates são aqueles com matéria orgânica suficiente, profunda e com boa drenagem.

Publicidade

Como cultivar abacate orgânico

No caso das sementes, é mais fácil plantar, basta seguir os passos:

  1. Limpe cuidadosamente o caroço e não precisa remover a pele marrom que o cobre.
  2. Agora deixe a parte (estreita) do caroço virada para cima, agora espete o caroço no meio  em quatro pontos diferentes com distâncias iguais. A profundidade deve cerca de, 5 mm
  3. Agora, em um pode de  vidro estreito. Coloque água e em seguida coloque o caroço. Os palitos ficarão  apoiados no pote de modo que apenas metade do caroço (a parte mais arredondada) esteja na água.
  4. Deixe o pote em um local com temperaturas amenas e luz solar indireta até germinar.
  5. Assim, faça a troque de água a cada dois dias para evitar contaminação.
  6. Na terceira ou quarta semana, aparecem raízes, depois a parte superior do abacate, a parte do abacate que não está em contato com a água, irá brota. Então, só quado começar a aparecer folhas e raízes, aproximadamente 2 meses, assim você retira os  palitos e plantas.
  7. Pronto! Agora basta plantá-lo diretamente no solo e logo, terá uma horta orgânica. 

Como fazer um enxerto de abacateiro

Abacate, reproduzido em um vaso, mas para que isso aconteça, você vai precisar enxertar, mas se acalme! Basta seguir as instruções abaixo:

  1. Fazendo mudas de abacate.
  2. Encontre um galho de um abacate que já esteja produzindo e seja saudável, de outra árvore. Esse galho deve ter gemas também, pequenas bolas entre as folhas. Retire todas as folhas, deixando somente um galho, tipo uma estaca. Na ponta inferior, faça um corte em bisel. Cuidado para não danificar as gemas.
  3. Após preparar os galhos, leve suas mudas de abacate para poda. Neste ponto, corte-o com um estilete e segure os galhos com um ângulo de inclinação.
  4. Na parte superior do ramo, coloque um pequeno saco plástico para ajudar a não perder muita água.
  5. Agora é só plantar em um vaso de pelo menos 50 litros.
Publicidade

Obs: Note que para cultivar abacate em vasos, os vasos devem ser grandes com terra rica em nutrientes e bastante buracos para drenar a água da irrigação.

Como fazer a manutenção do seu abacate orgânico

Rega suas plantas diariamente, mas tome cuidado para não molhar de mais e a terra vira lama. Você pode ver excesso ou desidratação com a cor das folhas de abacate também. Se for amarelo, reduza a quantidade de água, pois pode estar imersa no solo. Se for marrom, aumente a quantidade de água. Sempre cuidado com seu plantio. Essas cores também podem indicar desnutrição ou ataques de pragas.

Para obter frutas de qualidade, continue adicionando matéria orgânica e preste atenção especial à fertilização orgânica. Uma árvore bem nutrida significa um homem bem nutrido!

Agora é hora de colher!

Fique atento ao seu plantio de abacate para que você possa colher os melhores frutos.

Se feito corretamente, os frutos aparecerão em cerca de três anos a partir da data de plantio, se cultivada pelo enxerto.

No caso do plantio com sementes, a floração e a frutífera começam aos cinco anos. A princípio, a quantidade de frutas é pequena, mas não se desanime, pois a quantidade de frutos aumentara com o tempo.

5/5 - (105 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

  1. Tenho um abacateiro deve ter uns 7anos e nunca deu e nunca enxertei pois não sabia está num vaso será que um dia mesmo assim ele produzirá ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *