Publicidade

Como plantar abacaxi

Além de agradável, refrescante e saudável, o abacaxi é uma fruta linda, que traz charme e beleza a qualquer horta.

Publicidade

 Confira os passos e comece seu cultivo agora.

Como cultivar abacaxi: passo a passo

Então você precisa puxar a coroa para fora do abacaxi, por exemplo, em cima da fruta com pequenas folhas espinhosas.

A melhor maneira de fazer isso é segurar o abacaxi firmemente com uma mão e torcer a coroa com a outra mão até que ele saia completamente. Frutas muito maduras podem simplificar esse processo, bem como luvas de jardim para proteger suas mãos.

Publicidade

Após remover a coroa, observe abaixo. Retire algumas folhas para que as sementes dos frutos fiquem bem expostas. Agora é preciso um pouco de paciência: você deve deixar a coroa secar por pelo menos uma semana.

Após esse período, coloque a coroa de abacaxi em um recipiente com água para que apenas as migalhas fiquem submersas. Se necessário, você pode apoiar o topo com uma vara e corda, mas é muito importante não mergulhar tudo na água.

Publicidade

Espere que as raízes cresçam e troque a água conforme necessário para que ela esteja limpa e livre de insetos, larvas, mofo e sujeira.

Quando as raízes crescerem e forem fortes, prepare cantos no jardim de terra de boa qualidade e fertilizada. Se a sua intenção é cultivar abacaxi em um vaso, basta seguir os mesmos passos. Você não precisa de um vaso gigante, tamanho médio é suficiente. 

O abacaxi adora muito calor e umidade, por isso o ambiente tem uma incidência de luz ao longo do dia. Quando a banana é mais forte, você pode mudar para a luz solar direta também. Regue uma vez por semana e observe a terra para não secar ou ficar muito encharcado.

A presença de flores no meio da coroa é um sinal de que o plantio deu certo, e em breve você terá um abacaxi para chamar de seu. Sabe-se que os frutos das plantas em vasos são menores que os das plantas cultivadas no solo, pois têm mais espaço para crescer.

Como cultivar abacaxi com sementes

Agora que você sabe como cultivar uma coroa de abacaxi, você pode estar se perguntando se é possível plantar a planta de outra maneira, talvez plantando sementes.

De fato, os abacaxis não possuem sementes, então seu cultivo está diretamente relacionado à formação de mudas da coroa, como vimos anteriormente, ou de brotos que podem ocorrer na base do fruto.

5/5 - (1 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *