Publicidade

Como plantar orquídeas em tronco de coqueiro passo a passo

Como plantar orquídeas em tronco de coqueiro passo a passo

Um dos detalhes mais importantes para o cultivo de uma orquídea em tronco ou madeira é que não pode ser uma madeira destrutiva.

Publicidade

Pense na madeira recebendo água para molhar suas plantas, então você precisa testar se o tronco se decompõem rapidamente para resistir ao tempo.

Deixe uma nova parte da orquídea perto do tronco para dar espaço para crescer.

Não utilize arames, pois pode danificar ou cortar plantas. A melhor coisa é fitilho, porque você pode colocar e não vai danificar, além disso, depois é fácil de remover. Falarei mais sobre isso.

Publicidade

Prefira tronco que tenha mais rugosidade e umidade.

Como escolher um tronco seco para plantar orquídeas?

O detalhe mais importante na escolha de um troco seca é garantir que este tronco seja resistente à podridão.

Publicidade

Algumas florestas, como peroba, ipê, roxinho, garapeira e outras, não estraga facilmente  e devem ser escolhidas.

Este detalhe não importa quando você escolhe plantar em uma árvore viva.

Orquídeas cultivadas em tronco devem ser molhadas com mais frequência, pois geralmente secam muito rapidamente. Orquídeas cultivadas em árvores vivas devem ser molhadas com frequência até o “pegação” da planta. Uma vez enraizada bem, a rega pode ser ocasional, pois uma vez enraizada, as orquídeas se beneficiarão da umidade gerada pelo suor da árvore.

Como realizar o plantio no tronco escolhido, seja seco ou vivo?

Há um momento ideal para fazer isso, que é quando orquídeas estão colocando novas raízes dos mais novos botões. Então devemos plantar a orquídea com a base deste novo broto o mais próximo possível (quase tocando) o tronco, não deixando nenhum material entre a orquídea e o tronco.

Você pode ao desenvasá-la deixar parte ou todo o substrato, mas este ficará paralelo ao tronco e não entre o tronco e a orquídea.

Os botões devem estar encostados bem no tronco.

Qual é o material ideal para fixar orquídeas em troncos seco?

Para fixar, use material macio que não estrangule ou corte a orquídeas. O ideal é amarrar a superfície, o conteúdo e as raízes, deixando-os firmemente ao tronco. O excesso de substrato pode ser removido se disponível.

Recomendamos o fitilho, largo, não recomendamos o uso de arames que possa prejudicar uma planta, e à medida que se desenvolve, pode doer ainda mais.

Um detalhe muito importante após o plantio é observar, ficar de olho nas plantas durante esse período.

Veja se as raízes estão bem desenvolvidas e enraizadas no tronco.

Veja se a orquídea está desidratada.

É muito comum as orquídeas se acostumarem com a umidade do vaso, e então nos troncos rapidamente desidratam devido à falta dele.

Então fique de olho para ter orquídeas cheirosas!

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *