Necessidades na plantação do maracujá: pragas e variedades!

Continua após a publicidade..

Necessidades na plantação do maracujá! A princípio, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil é o maior produtor mundial, com um volume de cerca de 330 mil toneladas/ano, o que responde por mais da metade da produção mundial. Dessa forma, especialistas dizem que é um mercado que ainda está crescendo muito.

Necessidades na plantação do maracujá

A Bahia é a principal produtora (quase 25% do total) e pode gerar até R$30 mil por ano em uma área de apenas um quarto de hectares, como acontece em Santo Antônio da Platina, norte do Paraná.

Continua após a publicidade..

Escolhendo quais espécies plantar

Logo depois de observar todas as condições de crescimento, é hora de escolher uma espécie ou variedade. Para cultivar maracujá, você pode optar por plantá-lo através de sementes ou mudas.

Dessa forma, sementes ou mudas devem ser de qualidade como um dos passos mais importantes para garantir um bom rendimento.

Continua após a publicidade..

A escolha das espécies deve considerar o destino que você dará aos frutos em sua horta, seja para consumo, pequena produção ou produção em larga escala. A demanda e o mercado devem ser conhecidos.

Existem várias variedades diferentes e algumas variedades a serem cultivadas encontram-se:

  • Maracujá Amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa O. Deg.)
  • Maracujá Roxo (Passiflora edulis Sims f. Edulis)
  • Maracujá Doce (Passiflora alata Dryand.)
  • Maracujá Açu (Passiflora quadrangularis)
  • Maracujá Maçã (Passiflora maliformis)

Nesse sentido, a maioria das plantações comerciais no Brasil (cerca de 95%) cultiva maracujá amarelo, também conhecido como maracujá azedo. Ainda assim, a fruta tem uma casca amarela de 6 a 12 cm de comprimento, tem uma boa condição ácida e é usada no preparo de sucos e receitas, além de ser consumida in natura.

Pragas e doenças

Dessa forma, outro cuidado importante é o ataque de pragas, principalmente pulgões (transmissores de uma doença chamada vírus do endurecimento de frutas) e lagartas (principalmente o início da cultura).

Por exemplo, no caso de lagartas, é possível usar repelentes naturais usando cebola ou cebolinha e galhos e folhas picados do falecido.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *