Publicidade

Como plantar maracujá e indicações para um melhor cultivo

Como plantar maracujá

Como plantar maracujá. A princípio, de origem tropical americana e com mais de 600 variedades, o maracujá é uma fruta que se tornou muito popular entre os brasileiros, tanto na produção de sucos, doces e outros produtos.

Como plantar maracujá

Publicidade

Dessa forma, outras centenas incluem o consumo de naturais, especialmente o chamado “maracujá-doce”.

Condições de plantio

Ao longo do ano, podemos cultivar maracujá, mas o período de plantio ideal é o início da primavera devido à disponibilidade de água no solo e quando a temperatura começa a subir.

Nesse sentido, o maracujá é indicado para regiões com clima tropical (as temperaturas médias variam de 25º a 26º), mas o principal é que a temperatura esteja acima de 15ºC.

Publicidade

O solo ideal é argiloso, arenoso, fértil e bem drenado. Se plantado em solo inclinado, cuidado com a erosão.

É indicado realizar análises de solo, e se forem identificados defeitos, você deve fazer correções no solo catarino ou gessagem.

Tratos culturais

Publicidade

O maracujá é uma planta trepadeira, por isso precisa de espaço e suporta a condutividade.

O sistema mais utilizado para o cultivo do maracujá é o encosto formado por estacas de 2,50 metros de comprimento (50 cm enterradas). Um fio amarrado ao topo do campo ajuda a segurar as árvores.

Outra tarefa importante é remover ervas daninhas no primeiro ano (uma média de 3 a 4 ervas daninhas), tomando cuidado para não atingir as raízes da planta.

Também é necessário ter uma boa fertilização a cada quatro meses com nitrogênio, potássio e fósforo.

Polinização

Durante a floração, os produtores precisam ter muito cuidado. É durante este período que a polinização deve ser realizada.

As flores de maracujá são hermafroditas, ou seja, possuem partes femininas e masculinas na mesma flor. No entanto, possui um sistema que não aceita a fertilização das mesmas flores ou dos mesmos pés de maracujá, por isso deve-se sempre plantar pelo menos um outro pé nas proximidades.

A fertilização ocorre principalmente através de um tipo de abelha solitária chamada mamangava. Sem essa fertilização, a flor murchará e cairá sem o desenvolvimento de frutos.

Em sistemas de produção comercial, muitas vezes não há o suficiente dessas abelhas para realizar a polinização, portanto, essa polinização deve ser feita manualmente.

Esta polinização pode ser feita à mão ou usando um dedo do pé feito de flanela, tocando levemente e alternando ligeiramente as flores da planta. Quanto melhor a polinização, melhor a qualidade do fruto.

colheita

A primeira colheita dos frutos varia de 6 a 9 meses após o plantio e ocorre quando o fruto cai no solo. Os produtores também precisam passar entre as linhas e trazer frutos maduros que não caiam ou fiquem presos entre os galhos da planta.

A colheita ocorre de 2 a 3 vezes por semana, e se permanecerem no solo por um longo tempo, os frutos murcham, causando uma diminuição no marketing e preços de venda racionais.

O rendimento médio da produção de frutos é de 8 a 10 toneladas por hectare (para o primeiro ano de plantio) e pode ser dobrado na próxima safra.

5/5 - (1 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

2 Comentários

  1. Como evitar as lagartas q comem as folhas do maracuja e aqueles insetos q chupam a fruta quando começam á amadurecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *