Publicidade

Benefícios da carambola e como plantar esta fruta tropical

Benefícios da carambola e como plantar

Benefícios da carambola e como plantar. Originária da Ásia, a carambola (Averrhoa carambola L.) é uma fruta tropical com um sabor agradável e muitos benefícios para a nossa saúde.

Publicidade

Dessa forma, a carambola se adaptou bem às condições climáticas do Brasil, principalmente em regiões quentes e sem geada. Além disso, a maior parte do cultivo vem de pequenos pomares.

Nesse sentido, neste artigo vamos descrever os benefícios desta fruta, que se tem como bem conhecida pela sua forma de estrela, além de discutir as melhores práticas de plantio e cultivo. Verifique!

Benefícios da carambola e como plantar

A princípio, a carambola é uma fruta com funções antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres das células do corpo humano, contribuindo para uma pele mais bonita e jovem.

Publicidade

Dessa forma, também contém altas concentrações de vitamina C e minerais como cálcio e fósforo.

Benefícios

  • Um anti-inflamatório natural que é importante na prevenção e controle de infecções.
  • Serve para regular os níveis de colesterol e gordura com uma excelente concentração de vitamina C.
  • Previne doenças cardiovasculares, como pressão alta, ajuda a controlar a pressão arterial e evita picos de tensão;
  • Tem função diurética, reduz o inchaço do corpo em pessoas com problemas de retenção de líquidos;
  • Usado para tratar eczema (inflamação na pele) e como um antiemético para aliviar náuseas e vômitos.

Como plantar carambola

Primeiramente, agora que nos referimos aos benefícios da carambola para o nosso corpo, vamos dar uma olhada na segunda parte do nosso artigo: Como cultivar esta fruta que atrai a atenção com sua cor, sabor, aroma e propriedades nutricionais.

Publicidade

Dessa forma, as principais variedades cultivadas são:

  • Arkin – originária da Flórida, tem um sabor doce destinado ao consumo interno in natura e exportado para o Japão.
  • B-10 – é retirado da Malásia e por causa de seu sabor azedo é destinado à industrialização e exportação para a Europa.

Nesse sentido, os pés de carambola são bem adaptados em diferentes condições de solo, desde que também sejam drenados. O cultivo deve ser realizado especialmente em solos profundos com boa fertilidade, textura média e alto teor de matéria orgânica.

O plantio pode ser realizado usando sementes ou mudas enxertadas. No primeiro caso, as sementes devem ser depositadas em orifícios com profundidade de 1 a 2 centímetros, e os frutos começarão a aparecer a partir do 3º ano de plantio. Por outro lado, as mudas enxertadas começam a produzir mais cedo, a partir do 2º ano, a produtividade anual pode variar de 1 a 2000 frutos por caramboleira.

Ainda assim, as mudas de carambola devem ser plantadas em buracos de 40 centímetros de profundidade a uma distância de pelo menos 4 metros entre as plantas.

De fato, fique de olho na área que você tem em sua propriedade ou mesmo em seu quintal antes de plantar, pois a caramboleira pode atingir alturas de quase 10 metros, dependendo da amostra.

Dica

Antes de plantar, use 300 g de calcário dolomítico (corrija a acidez no solo e forneça magnésio) no fundo do burado das mudas. Acima adicione uma camada de estrume e uma camada de terra. Logo depois disso, coloque os nódulos radiculares e cubra-os com solo mais fertilizado.

Veja em seguida outros artigos como este em nosso blog!

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *