Publicidade

Como plantar goiaba e benefícios da fruta da América Tropical

Como plantar goiaba e benefícios da fruta da América Tropical

Como plantar goiaba. A princípio, o destaque entre as frutas tropicais, a goiaba, agrada o paladar dos brasileiros. Com uma polpa e casca muito bonitas, os frutos da goiaba dessa forma têm um sabor único, aroma (pode ser percebido de longe) e alto valor nutricional.

Publicidade

Primeiramente originária da América tropical, a goiaba ocupa um lugar de destaque entre as frutas tropicais do Brasil, presentes em diversas regiões do país. É uma planta muito resistente, e seu cultivo é considerado bastante simples.

Benefícios da goiaba

Antes de mais nada, a goiaba (Psidium guajava L.) pertence à família Myrtaceae, composta por mais de 3.000 espécies de árvores e arbustos, distribuídos em regiões com climas tropicais e subtropicais.

Portanto, a goiaba se adapta muito bem em diferentes regiões do Brasil, principalmente naquelas com altas temperaturas (média de 25 ºC a 30 ºC) e boa disponibilidade hídrica.

Publicidade

O tamanho da árvore varia entre 3 e 10 metros de altura, e os frutos têm de 4 a 10 centímetros de diâmetro.

Principais benefícios

  • Regula a pressão e ajuda a controlar o diabetes;
  • Combate tosse e resfriados;
  • Contribui para melhorar a aparência da pele, tornando a pele bonita e saudável.
  • Reduz os sintomas de disenteria e gastroenterite;
  • Benefícios para a saúde ocular melhoram a visão devido à presença de vitamina A.
  • Ajuda na saúde do cérebro, porque é rico em vitaminas B3 (estimula a circulação sanguínea) e B6 (mantém o funcionamento do sistema nervoso).

Como plantar goiaba

Como plantar goiaba

Agora vamos tratar diretamente de como a goiaba é plantada e cultivada, lembrando que ela pode ser feita na forma de um pomar comercial (uma boa opção para a agricultura familiar). No quintal ou mesmo em vasos de casa.

Publicidade

Dessa forma, embora a goiaba seja uma planta resistente, é necessário seguir algumas orientações técnicas para o plantio. A primeira é a escolha da área a ser plantada, que deve ter uma boa incidência do sol por pelo menos algumas horas do dia.

O solo deve ser profundo e rico em compostos orgânicos, melhor adaptados aos solos areníticos. No entanto, recomenda-se evitar solos pesados e mal drenados, especialmente em áreas irrigadas, onde há risco de salinidade.

Ao plantar, recomenda-se o uso de mudas. Nesse sentido, no momento da seleção, observe que a planta está bem formada sem galhos quebrados ou secos. Verifique também se as folhas estão enrugadas ou têm manchas escuras, pois isso pode significar doenças que pioram seu desenvolvimento.

O plantio deve ser feito principalmente durante a estação chuvosa ou em locais com sistemas de irrigação. É considerado um tamanho ideal para o plantio de buracos com cerca de 60 cm de profundidade e 60 cm de largura, podendo ser maior se houver espaço.

Pegue pedras e outros objetos que possam estar no fundo do poço, adicione solo muito solto e macio e posicione as mudas no lugar de modo que fiquem cerca de 5 cm acima do nível do solo.

A rega regular é realizada, especialmente nos primeiros dias. Se você optar por construir um jardim de goiaba, lembre-se de que você precisa manter uma distância de 6 metros x 6 metros (ou 7 metros x 5 metros) entre as plantas.

Dica

Se você está com pressa para começar a plantar, escolha mudas que mostrem sinais de produção precoce, como botões e flores.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *