Publicidade

Como cultivar lichia e maiores cuidados com o pomar

Como cultivar lichia

Como cultivar lichia. A princípio, neste artigo, vamos apresentar esta fruta exótica, ensiná-lo a cultivá-la. Boa leitura em seguida!

Como cultivar lichia

Publicidade

A lichia é uma fruta de alto valor agregado e tem potencial para ser comercializada tanto no mercado interno, já que muitos agricultores e consumidores ainda são desconhecidos, quanto no mercado internacional, já que é muito popular internacionalmente.

Dessa forma, como observado anteriormente, a lichia se desenvolve bem em climas subtropicais. Ela não gosta de geada ou ventos fortes. Precisa de invernos frios e secos com temperaturas mais baixas. 20 ºC para permitir a floração. Nesse sentido, na fase de desenvolvimento da fruta, ela precisa de alta temperatura e umidade.

Além disso, a lichia prefere o cultivo em solos profundos, é ligeiramente ácida, não salina, tem matéria orgânica e boa drenagem. É especialmente exigente na irrigação no momento da colheita de mudas e durante o período de crescimento.

Publicidade

Pomar da Lichia

Prepare o terreno para que a linha de plantio se concentre mais na exposição à luz solar e prefira terrenos com menor inclinação para facilitar o transporte de máquinas. O preparo do solo pode ser realizado convencionalmente.

Tradicionalmente, o espaçamento usado em jardins de lichia é de cerca de 10 metros x 10 metros, para um total de 100 plantas por hectare. Essa estrutura permite que as árvores cresçam sem competir com o mesmo tamanho maior que os adultos e resultem em alta produtividade por árvore.

Publicidade

Portanto, distâncias menores de 8 m x 6 m, 6 m x 4 m e 7 m x 3 m são testadas.

Nesse sentido, a melhor época para o plantio é na estação chuvosa, no entanto, usando a irrigação, você pode plantá-la durante todo o ano. Isso pode ser feito em furos com um diâmetro de 50 cm e uma profundidade de 50 cm, que devem ser preparados com cerca de 45 a 60 dias de antecedência.

Ao escolher mudas de lichia para plantio, escolha mudas enraizadas de boa origem e em boas condições fitossanitárias.

Além disso, imediatamente após o plantio, a irrigação deve ser realizada para ajudar na coleta de mudas e no alojamento da terra circundante. Grumos e depois disso devem ser irrigados até que a captura esteja terminada. A irrigação por microaspersão é um sistema amplamente utilizado na maioria dos jardins.

Conclusão

A poda periódica se tem realizada para evitar o sombreamento, melhorar o afrouxamento das árvores e a exposição à luz solar, especialmente em pomares mais densos. Recomenda-se cortar imediatamente logo após a colheita ou em combinação com ela.

O ponto de colheita é determinado pela cor da casca da fruta, que já deve estar vermelha. Normalmente, o amadurecimento ocorre cerca de 100-110 dias logo após a antese, uma vez que a lichia é uma fruta não climática, ou seja, eles não amadurecem após a colheita, portanto, deve-se tomar cuidado para não colher cedo.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *