Como plantar beterraba. Graças à sua ampla gama de benefícios, a beterraba (Beta vugaris L.) é um vegetal tuberoso que é considerado um “superalimento”.
Dessa forma, existem três tipos principais de beterraba: a açucareira é usado para a extração de açúcar; a forrageira, destinadas à alimentação animal (raízes e folhas); Beterraba hortícola, também conhecida como beterraba vermelha, cujas raízes e folhas são consumidas como vegetal na dieta humana e é bem conhecida no Brasil.
Portanto, se você se interessou por isso e quer saber as principais informações sobre a beterraba, além de conhecer e aprender a cultivá-la de forma simples, fique conosco neste artigo. Boa leitura!
O que você precisa saber sobre beterraba
A princípio, a beterraba é um vegetal tuberoso de origem europeia, pertencente à família Chenopodiaceae, bem como acelga e espinafre. A vegetação geral do clima temperado apresenta muitas formas diferentes em todo o mundo.
Sua cor vermelha, que é mais conhecida, é devido ao pigmento betacianina, mas também apresenta o pigmento betaxantina, que é responsável pela cor amarelo-alaranjada.
Com um sabor adocicado, pode ser usado in natura, em saladas e sucos, cozido em sopas e caldos, ou em bolos e suflês.
Embora a raiz seja a parte mais consumida, você sabia que muitas vitaminas estão nas folhas? Isso mesmo: o destaque são as vitaminas A e K, que ajudam a regular os fatores de coagulação do sangue, além de cálcio e potássio. Ainda assim, as folhas podem ser consumidas na forma de ensopados, molhos, sopas, sucos e até crus em saladas.
Como plantar beterraba
Tendo conhecido os principais tipos de beterraba e seus benefícios para o nosso organismo, agora é a hora de conhecer todos os detalhes de como cultivar esse vegetal. Já mencionamos que ele pode ser cultivado em locais como vasos, hortas e jardins.
De fato, a beterraba é um dos vegetais mais cultivados no Brasil, especialmente o tinto. O plantio é feito usando sementes com duas a seis larvas, então cada uma delas cria uma nova planta.
Dessa forma, as sementes podem ser depositadas diretamente no solo (1 a 2 cm de profundidade). ou em bandejas para a fabricação de mudas, que devem ser levadas ao chão mais tarde. Os primeiros brotos geralmente aparecem após 7 a 14 dias.
Apesar da facilidade de plantio, é necessário estar atento à qualidade do solo. Isso porque a raiz em questão é muito melhor em solos arenosos profundos e bem drenados, sendo plantas que não toleram a imersão. Se o solo for argiloso, é necessário misturá-lo com matéria orgânica, o que ajudará a não ser compacto.
Por fim, a melhor época do ano para cultivar beterraba é o período de outono / inverno, pois esta planta se adapta melhor ao tempo frio. No entanto, nada impede que os vegetais sejam plantados nos meses mais quentes, desde que a temperatura do solo seja constantemente controlada.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.
Ótimo p mim que trabalho na agricultura
Viver na roça é muito bom, adorei as dicas, um abraço a todos Deus abençoe!!!