Publicidade

Como plantar maxixe e principais cuidados com essa delícia

Como plantar maxixe

Como plantar maxixe. A princípio, o maxixe é uma planta bem conhecida, principalmente no norte e nordeste do Brasil.

Publicidade

Dessa forma, este vegetal se tem usado na preparação de carnes, temperos e outros pratos. Além disso, traz diversos benefícios para a nossa saúde. Veja logo abaixo os principais cuidados com tal plantação:

Como plantar maxixe

O primeiro passo é conseguir um vaso para comportar a planta. Este recipiente deve, portanto, ser anexado ao fundo para que a água possa drenar e maxixe não drenar com cada irrigação.

Dessa forma, a maneira perfeita de cultivar maxixe é optar por um vaso de barro, uma vez que recipientes feitos de plástico não podem realizar o processo de troca gasosa entre as raízes e o meio ambiente.

Publicidade

Para fins de plantio para o trabalho, coloque uma camada de cascalho no fundo deste vaso, o que ajudará no fluxo de água. Em seguida, se tem necessário fertilizá-lo com esterco curtido, compostos orgânicos, húmus, minhocas ou fertilizantes químicos.

Em seguida, adicione o solo fertilizado e coloque as sementes deste vegetal. Certifique-se de cobrir as áreas restantes com solo e regar as plantas abundantemente.

Dicas para fazer as plantas crescerem mais fortes

Publicidade

No entanto, não basta colocar sementes de maxixe em um vaso, faz parte do processo de cuidar bem da planta para que ela cresça mais forte e os frutos possam ser colhidos.

Veja as dicas:

Coloque o barco em um ambiente diretamente iluminado. As plantas precisam se aquecer ao sol entre 4 e 6 horas todos os dias. Recomenda-se colocar ao sol da manhã.

Dessa forma, adube maxixe a cada 20 dias usando fertilizantes orgânicos, estrume ou farinha de ossos.

Quando é o momento ideal para colher os frutos?

Tradicionalmente, a colheita do maxixe começa entre 50 e 80 dias logo após o plantio, no entanto, depende muito da situação de cultivo.

A colheita dos frutos destinados ao consumo cru deve ser efectuada antes do desenvolvimento das sementes, ou seja, quando se estão novos.

No entanto, para outras formas de consumo, o maxixe pode ser capturado quando está bem desenvolvido. O tamanho perfeito desses frutos varia entre 3 e 7 centímetros de comprimento. Veja em seguida outros artigos como esse em nosso blog!

5/5 - (2 {VOTO})

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *