O que é inhame. A princípio, o inhame é um delicioso tubérculo que os brasileiros consomem muito mesmo. Dessa forma, ele é considerado um alimento energético, oferecendo um valor nutricional muito elevado. Por isso, seu consumo costuma ser indicado por nutricionistas, além de fazer parte da dieta de muitos atletas.
Nesse sentido, essa raiz, que em alguns lugares também é chamada de cará, é popular na culinária do norte e nordeste do Brasil. Nessas regiões, muitas pessoas têm o hábito de comer no café da manhã.
Além disso, há muitos benefícios do consumo de inhame.
O que é inhame
Primeiramente, pertence à família Dioscoreacea e tem sido cultivada desde os tempos antigos (50.000 aC). Na África e na Ásia, o inhame é um alimento básico em outras regiões, como a América do Sul, as Ilhas do Pacífico e as Índias Ocidentais.
Existem mais de 600 espécies de inhame, mas apenas algumas se tem consideradas comestíveis, como Dioscorea cayennensis, D. rotundata, D. alata, D. altissima e D. trifida, entre outras usadas para fins médicos.
Variedades uniculturais de inhame oferecem excelente desenvolvimento da cultura e produção de tubérculos a temperaturas médias de 24 a 30 ºC e umidade relativa de 60 a 70%.
Também é resistente ao gelo e tem um rendimento médio de 12 a 19 toneladas por hectare, dependendo da região de cultivo.
Benefícios do consumo de inhame
Como mencionado acima, esta cabeça traz uma série de benefícios para o nosso corpo, melhorando a função do sistema imunológico e a qualidade do sangue. Verifique em seguida:
O inhame ajuda a reduzir o colesterol ruim e reduz as chances de doenças cardíacas.
A presença de diosgenina no fitomônio (hormônio vegetal) dessa delicia estimula os intestinos a eliminar o colesterol ruim (LDL).
Ao reduzir o colesterol ruim, essa delicia contribui para a luta contra doenças relacionadas ao coração, considerando que o LDL é um dos grandes vilões das doenças cardiovasculares. Além disso, a fibra contida no inhame aumenta o nível de colesterol bom (HDL), reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Outra vantagem é que, por terem as vitaminas B6 e B9 juntas, elas ajudam na regulação da homocisteína – um tipo de aminoácido que pode proporcionar um aumento no colesterol ruim.
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.