Publicidade

Como plantar cebola de cabeça através da semente

Como plantar cebola de cabeça através da semente

Cebolas, faz o maior sucesso, nas cozinhas e hortas!

Publicidade

As cebolas podem ser comidas, cruas, cozidas ou preparadas de várias maneiras. Folhas ocas quando jovens podem ser usadas em vez das folhas de cebola.

É uma planta bienal, mas é geralmente cultivada anualmente, formando, bulbos que variam de 2 a 15 centímetros de diâmetro e tendo um filme ou casca externa (catafilos externos) de cores diferentes, como branco, amarelo, vermelho ou roxo.

Quer aprender a cultivar cebolas na sua horta? 

Publicidade
  • Curiosidades 

Atualmente, há muitas cebolas, com plantas que geralmente atingem uma altura de 15 a 50 cm durante o cultivo. No entanto, alguns podem atingir uma altura de 1,2 m na floração, o que ocorre apenas no segundo ano de vida dessas plantas.

As cebolas contêm substâncias que podem ser úteis para a saúde humana, usadas para fins medicinais, mas atenção: as cebolas são tóxicas para outros mamíferos, como cães e gatos.

  • Como cultivar cebola? 
Publicidade

O plantio pode ser realizado com sementes ou pequenas bulbos produzidos especificamente para este fim. A germinação ocorre em cerca de uma ou duas semanas.

A semeadura é geralmente feita na semeadura, e o plantio de mudas para a última área ocorre entre 40 e 60 dias.

O espaçamento recomendado varia dependendo da variedade e das condições de cultivo, geralmente entre 25 e 45 cm entre as linhas de plantio e de 10 a 15 cm entre as plantas.

  • Solo 

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, mas as cebolas não requerem a disponibilidade de nitrogênio. O pH do solo deve ser corrigido, se necessário, para 5,5 e 6,8.

  • Clima ideal

Embora a temperatura ideal para o cultivo varie de 13 °C a 28 °C, esta é uma planta muito resistente. Existem muitas variedades para cultivo e elas podem ser cultivadas em uma variedade de regiões e climas.

  • Luminosidade

Cebolas precisam de luz solar direta por algumas horas por dia. Um fator fundamental no cultivo é a seleção de variedades adaptadas à faixa de luz de sua região, ou seja, a duração do dia ou de hora em horas de luz por dia.

Variedades de cebola em dias curtos são plantas que formam bulbo, quando a luz dura apenas 10 a 12 horas. Essas variedades ou variedades cultivadas são adequadas para locais de baixa latitude, ou seja, lugares próximos ao equador da terra, onde mudanças nos comprimentos diurno e noturno não são muito pronunciadas durante o ano.

Escolha variedades de cebola adequadas para a faixa de luz em sua região.

Variedades de longo dia são plantas que formam bulbo quando a duração do dia atinge de 13 a 16 horas, adequada para cultivo em locais de alta latitude com clima quente.

É possível ter uma safra de longos dias em regiões e estações onde os dias são curtos, mas a planta não formará bulbo. A mesma coisa aconteceria se fosse um daqueles dias curtos. Em lugares onde a estação de crescimento tem longos dias.

  • Como fazer a rega

Geralmente manter o solo úmido durante a fase de crescimento da planta.

Reduza a frequência de irrigação à medida que os bulbos crescem e perto do tempo de colheita, pare completamente a irrigação.

  • Quando colher cebola?

O tempo que leva para colher cebola varia muito e pode ocorrer de 85 a quase 300 dias após a semeadura. Também depende das variedades utilizadas, da região em que é cultivada e da estação.

Para consumo imediato, use os bulbos quando necessário em todas as etapas de desenvolvimento.

Dependendo da variedade e das condições de cura e armazenamento, espere até que as folhas mais antigas sequem e os bulbos tenham uma cor externa que seja característica da variedade utilizada.

  • Como colher cebolas de uma horta?

Arrance toda a planta sem soltar as folhas dos bulbos. Consiste em deixar as cebolas secarem ao sol por 3 a 10 dias, menos em áreas quentes e alta insolação e 10 dias em áreas com altas latitudes e baixa insolação.

Após esse período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, as cebolas podem ser armazenadas em um local fresco e seco, em uma trança feita com as próprias folhas, amarradas a paus de madeira ou bambu, ou em caixas, cortam as folhas e deixam apenas os bulbos.

É importante para a conservação das cebolas para que os bulbos sequem e tenham boa ventilação.

5/5 - (15 {VOTO})

  Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *