Oi5 Tipos de Concreto. O concreto é o material de construção mais popular do mundo. Na verdade, é o segundo material mais usado no mundo (a água reina em primeiro lugar). Quase todo tipo de construção envolve concreto de alguma forma, e é usado para construir de tudo, de rodovias a pontes e arranha-céus a estruturas de estacionamento. O concreto é resiliente, pois não enferruja, apodrece ou queima. O uso do concreto como material de construção é essencial para as edificações devido à sua durabilidade, resistência e extrema longevidade.
5 tipos de concreto
Uma das razões pelas quais o concreto é usado para construir tantas estruturas diferentes é devido à sua versatilidade e como pode ser moldado em qualquer forma ou design desejado. Existem muitos tipos diferentes de concreto, no entanto, eles são usados para todos os tipos diferentes de estruturas. Aqui estão 5 tipos de concreto e como eles são usados.
1. Concreto de resistência normal
O concreto de resistência normal, ou concreto “regular”, é o tipo mais comum de concreto com uma mistura básica de cimento, agregados e água. O concreto normal tem proporção de mistura de 1:2:4 (uma parte de cimento, duas partes de agregado, quatro partes de água), porém a quantidade de água utilizada dependerá da umidade do local e da consistência desejada do concreto. O concreto de resistência normal é normalmente usado para pavimentos, projetos de construção residencial e edifícios que não exigem resistência máxima à tração.
2. Concreto simples
O concreto simples é o concreto em sua forma mais simples. É feito usando as mesmas proporções de mistura que o concreto de resistência normal, mas não terá absolutamente nenhum reforço. Pode ser usado para construir estruturas que não exijam intensa resistência à tração. Pavimentos e passarelas são usos comuns de concreto simples.
3. Concreto leve
Este tipo de concreto tem menor densidade e maior teor de água do que o concreto normal. O concreto leve é feito com agregados leves, como pedra-pomes, argila ou perlita. Como os agregados específicos escolhidos são os que determinam a densidade do concreto, o concreto leve é de baixa densidade, sendo definido como qualquer tipo de concreto com densidade inferior a 1920kg/m3. O concreto leve é usado em áreas onde o “peso morto” total de um edifício pode ser reduzido para ajudar a evitar o colapso, como paredes ou pisos.
4. Concreto pronto
O concreto pronto é feito em uma fábrica e entregue em um canteiro de obras usando um caminhão com um misturador acoplado a ele. Geralmente contém aditivos para que o cimento não endureça antes de chegar ao local e esteja pronto para ser vazado.
5. Concreto polímero
O concreto polimérico é um concreto no qual o cimento Portland à base de cal e visto é substituído por um aglutinante polimérico que cura e endurece, como poliéster, misturas de epóxi, éster vinílico, acrílicos ou vários tipos de resinas poliméricas. O objetivo do concreto polimérico depende do tipo de resina utilizada. Os aglutinantes epóxi, por exemplo, ajudarão a reduzir o encolhimento durante a cura, enquanto os aglutinantes acrílicos oferecem resistência às intempéries e tempos de presa mais rápidos. O plástico polímero é mais pegajoso que o cimento e, portanto, quando combinado em uma mistura de concreto, leva a um concreto de maior resistência à tração do que um composto de cimento Portland. Ao misturar um aglutinante de polímero com água e agregados, ocorre uma reação química que inicia o processo de cura mais rapidamente do que o concreto comum.
veja em seguida
Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.