Publicidade

Como plantar suculentas pela folha em vaso

Se você gosta de plantas, já deve ter ouvido falar que as suculentas são super fáceis de cuidar, certo? Continue lendo e aprenda a cultivar suculentas com folhas!

Publicidade

Antes mesmo de pensar em desistir, saiba que qualquer um pode ter sucesso, mesmo aqueles que acreditam que não é a maneira de cuidar das plantas. Vamos aprender a cultivar suculentas pelas folhas?

A primeira dica é começar a tentar mais de uma folha em simultâneo. Desta forma, suas chances aumentarão! A próxima diretriz que você forneceu abaixo. Boa leitura!

Escolhendo a planta certa

Primeiro, se você já tem uma suculenta e quer formar novas mudas dessa mesma espécie, então é importante saber em que momento a planta deve ser removida. Mas como identificar o momento certo?

Publicidade

Note que a base do caule é reta e longa. Geralmente isso ocorre porque a planta está procurando o sol para se desenvolver. Quando isso acontecer, será mais fácil retirar as folhas das suculentas que estão nessa região.

A elevação de tais caules é um fenômeno chamado estiolamento. Escolha alguns e deixe os mais jovens continuarem o processo de crescimento.

Saúde das folhas selecionadas

Publicidade

Para entender como cultivar suculentas com folhas e alcançar resultados bem-sucedidos, escolha as saudáveis que pareçam. Em outras palavras, evite as plantas mais estéreis, com danos, sem uma cor uniforme e muito finas.

Então, dê preferência a folhas mais cheias, mais gordas, com verdes bonitos, sem manchas e sem rachaduras combinadas? De fato, aproveite a oportunidade para retirar aqueles que já secaram e ainda não caíram.

Para remover a folha, dispense uma tesoura e use as mãos. Usando o polegar e o indicador, segure a planta perto da base e gire-a para um lado e para o outro até que ela se solte do caule. Preste atenção, pois é importante que a folha não quebre para que ela possa viver.

Então é hora de deixar folha removida em um lugar que seja quente, mas protegido da luz solar direta. Pode ser em cima de toalhas, guardanapos ou outras superfícies absorventes, já que a planta deve secar. Feito isso, aguarde até que os calos se formem na base.

Como crescem as novas raízes?

A primeira parte do método de plantio de suculentas por folhas é perdida. Depois que os calos se formarem na base da planta removida, mergulhe esta parte das folhas com água e esfregue-as suavemente sem ferir.

Outra opção é usar hormônios radiculares de algum tipo que sejam especialmente naturais. Outra opção é passar pelo mel, por exemplo. Assim, o processo de enraizamento torna-se mais rápido e leva menos tempo para tornar as mudas suculentas.

No entanto, antes de fazer isso, deixe um pequeno vaso com terra preparada ao lado, pois é necessário colocar a folha em contato com o substrato o mais rápido possível. Folhas de Comode serem colocadas na superfície da água.

Para preparar o solo, use sempre um substrato específico para cactos e plantas suculentas. A profundidade do vaso não precisa ser grande e pode ser uma placa rasa. O mais importante é que você tenha uma boa drenagem. Afinal, eles não gostam de solo encharcado.

Quantidade de luz e água

Para conseguir cultivar com sucesso suculentas e desfrutar de folhas fortes e brilhantes, tente saber a quantidade de luz e água que a planta gosta.

No caso das suculentas, são plantas que se desenvolvem muito bem em clima quente e seco e luz solar direta. No entanto, no caso da preparação de mudas, não é assim.

Nesta fase do enraizamento, é importante que as folhas recebam apenas luz indireta. Além disso, como são as mudas que se formam desde o início, elas precisam de mais água do que os adultos suculentos.

Portanto, borrife água na planta todos os dias, mas não fique de molho. Isso ocorre porque o excesso de água pode fazer com que as folhas morram de podridão.

Manter o crescimento.

Depois de todos esses passos, resta esperar até que as raízes apareçam e novas folhas comecem a emergir dos calos. Viu como é fácil fazer uma transição suculenta?

Continue observando e, quando novas folhas começarem a se formar, espere até que as folhas velhas comecem a secar.

Quando isso acontecer, separe suavemente as duas plantas e plante novas folhas em seus vasos. Desta forma, eles terão espaço suficiente para crescer e se desenvolver de forma saudável.

O charme das suculentas em sua casa

Agora que você já sabe cultivar suculentas com folhas, é hora de aproveitar o charme e a beleza da sua casa! Afinal, são as espécies vegetais que decoram o ambiente e o combinam com tudo.

DEIXE SUA AVALIÇÃO

 Fala pessoal, espero que vocês estejam todos bem. Meu nome é Marlus, escrevo para o Blog desde 2018, sou apaixonado pelo setor agrícola. Estou sempre trazendo as melhores dicas sobre plantações para você manter sua roça linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *